28 novembro 2014

Fazendo o seu próprio Sketchbook

| |
Desde que eu descobri o termo ''sketchbook'' eu tenho pesquisado sobre o assunto loucamente dia e noite , noite e dia , e nessas minhas buscas e andanças pela internet eu encontrei a SeaLemon  , uma Designer gringa que faz videos de DIY para o youtube . Nesse post eu pretendo compartilhar as coisas que eu aprendi nesse tempo pesquisando e aprendendo com os videos que eu vi .
O termo ''Sketchbook'' , ao pé da letra , seria algo como ''Livro de Esboços'' ''Livro de rascunhos'' , que consiste em um livro em branco em que artistas fazem os esboços de seus desenhos e de seus pinturas documentando o seu processo criativo onde se desenvolvem as ideias de composição e os estudos de desenho . Porém devido a Variedade de tamanhos , funções , capas e cores , os sketchbooks são usados de formas diferentes por pessoas diferentes . Existem aquelas que o utilizam como diário , variando em tipos , até chegar naquelas que o utilizam apenas como um caderninho fofo de anotações . E é pra todas esses tipos de pessoas que este post é destinado ! (amovocês)

Mas vamos a parte do ''hand made'' :
No canal da SeaLemon eu aprendi a fazer vários sketchbooks , porém , hoje falaremos do mais tradicional deles , o Copic Stitch Sketchbook
. Nesse processo de encadernação , as páginas são sobradas e ''costuradas'' em suas dobras formando o Livro , acredita-se que essa técnica foi usada inicialmente pelos povos egípicios , e ainda a utilizamos até hoje (a maioria dos livros é feita por este processo de encadernação) .
O vídeo está bem fácil e explicativo , porém , como Canal da Sea Lemon está em Inglês , eu preferi fazer algumas considerações sobre os meus experimentos na feitura do sketchbook  , além de recomendações em relação aos materiais a serem utilizados .

Então , vamos as informações relevantes :
No vídeo ele apresenta algumas ferramentas complexas que podem facilmente ser substituídas . O ''bone folder'' por exemplo , pode ser substituído por uma espátula ou até mesmo as unhas, a função dele é fazer uma dobra mais ''forte'' para o papel . A ferramentas para perfurar podem ser substituídas por agulhas e taxinhas . O papel usado é a parte mais importante e vai variar de acordo com a função que você dará ao seu sketchbook , se você for desenhar nele ou aquarelar eu recomendo que você use , por exemplo , papel canson (qualquer um mais resistente) . E em relação ao tamanho , se for para desenho , é melhor que você use uma folha A3 , por que a dobra é necessária diminuindo pela metade o tamanho do papel escolhido , porém , se o seu objetivo for anotar coisas ou escrever um diário , a folha sulfite A4 resolve bem (aliás , se for um diário , você precisará de linhas , então eu recomendo que você assista a este vídeo .)

Acho que o recado está dado , se você quiser ver mais imagens de sketchbooks-lindos- é só acessar o meu mural no Pinterest  , faça o seu Sketchbook e me mostre nas redes sociais !
Um beijo e até a próxima !

4 comentários :

  1. Que post incrível! Amei o DIY, e vi ali na barra do instagram que você desenha maravilhosamente bem >.< Adorei de verdade, deu até vontade de fazer um!

    Um beijo grandããão!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada <3 <3
      Faça sim u.u e me mande fotos ! <3

      Um beijo , e até a próxima !!

      Excluir
  2. Amei o vídeo!
    Nossa, seu blog foi o melhor achado da semana. Estou curtindo todas as postagens!
    Parabéns, de coração! Não desista dele nunca, continue caprichando assim. A gente precisa de conteúdos de qualidade como os seus!

    Beijos,
    Helô, do Vestido do dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada sua Linda <3
      Realmente , esse vídeo foi um dos melhores achados ever ! Eu não tirei fotos do meu Sketchbook , mas estou com projeto de fazer 2 novos , e quando eu fizer posto ele aqui pra vocês darem uma olhada ;D

      Sinta-se á vontade pra seguir o Blog e me acompanhar nas redes sociais .
      Obrigada pelo apoio querida , um beijo e até a próxima !! <3

      Excluir